Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde – CDTS
Descrição do Projeto:
Com objetivo de oferecer tecnologia de ponta para o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde e geração de novos produtos e atingir a condição de centro de referência em inovação e gestão de saúde, o programa de projeto para o CDTS era amplo, complexo e desafiador.
Criar uma edificação que incorporasse e articulasse uma diversidade de atividades e espaços, com características e peculiaridades próprias, e ainda, que atingisse uma elevada performance, era o nosso desafio.
Distribuímos então o projeto em três edificações: a edificação principal; a de experimentação animal e a central de utilidades.
Localizamos o acesso geral das edificações num amplo lobby posicionado no núcleo da edificação principal, em dois níveis.
O lobby, além da sua função estrutural no controle de fluxo e acessos, teve outra relevante importância para as edificações, a de ser a principal área de integração e convivência entre as pessoas. Criamos nesta área a cafeteria, um lounge, espaço para exposições, uma escada panorâmica visualizando o campus, acesso aos jardins externos, dentre outros ambientes..
Nos pavimentos superiores posicionamos as plataformas tecnológicas, os laboratórios de apoio e áreas de uso compartilhado, como por exemplo; área de lavagem; esterilização; laboratórios biosseguros NB2 e NB3 e câmaras frias.
A solução chave para o projeto estava na flexibilidade para um uso dinâmico dos laboratórios. Através de uma modularidade predeterminada, shafts de conexões rápidas distribuídos ao longo de cada pavimento e uma tipologia do mobiliário que permitia receber e encaminhar pelo seu interior diversas instalações, viabilizou-se a possibilidade de adequações e modificações do layout interno dos laboratórios, sem necessidades de intervenções com obras..
A eficiência energética e a sustentabilidade permearam as soluções de projeto durante todo o seu desenvolvimento , Desde o posicionamento geográfico das edificações para uma melhor insolação e ventilação da região, favorecendo a iluminação e evitando a radiação, ao aproveitamento da água da chuva em todos os vasos sanitários, na irrigação e na lavagem de apoio; o emprego de fachadas ventiladas , e ainda, uma cobertura ajardinada, a automação e monitoramento dos sistema, motores magnéticos nos chillers, dentre várias outros ações implementadas contribuíram para redução do consumo de energia e qualidade dos ambientes
A Edificação:
Plataformas tecnológicas (genômica; proteômica; microarray; nanotecnologias; bioinformática, dentre outras).– áreas limpas Grau B e C, labs biosseguros NB2 e NB3
Laboratórios de apoio (síntese e análise físico química; central de coleções biológicas; toxicologia; microscopia: citrometria de fluxo; PCR; certificação de amostras, dentre outras).
Áreas administrativas (escritórios, auditório, refeitório, tele presença, dentre outras).
Edificação de experimentação animal áreas de biossegurança NB2, NB3 e NB3Ag
Comunicação visual e , Urbanização paisagismo
Serviços Realizados:
Projeto completo de arquitetura e engenharia / Gestão da obra e atualização tecnológica.
Local: Rio de Janeiro
Ano: 2005
Área construída: 19.500 m2
Cliente: Fundação Oswaldo Cruz